Apple SP faz 1º curso de programação para pessoas com autismo

Crianças com autismo em evento na Apple Brasil, em SP.

Warning: in_array() expects parameter 2 to be array, null given in /home/paivajunior/www/wp-content/plugins/wp-appbox/inc/getappinfo.class.php on line 992

Crianças com autismo participaram de evento na Apple Brasil, em SP.A Apple SP fará o primeiro curso de iniciação a programação para pessoas com autismo. Serão quatro noites de aulas, em novembro e dezembro de 2018, na loja do Morumbi Shopping, em São Paulo (SP). O evento faz parte da iniciativa “Today at Apple” da empresa, que traz oficinas e aulas gratuitas periodicamente.

O único requisito é o domíniio da linguagem escrita — saber ler e escrever. Se a pessoa tiver interesse por tecnologia, é ainda melhor.

A linguagem de programação que será ensinada nesta iniciação será Swift — desenvolvida pela Apple — e o aplicativo Swift Playground (link do app abaixo).

Estarei no evento em todos os dias e baterei um papo informal com os pais que se sentirem confortáveis para isso sobre o uso de iPad e iPhone com crianças com autismo, com dicas que aprendi na minha experiência com meu filho.

Cadastro

Aos interessados disponibilizo este link  (para minha organização pessoal) a fim de cadastrarem-se para a lista de espera de eventos para 2019 — eu lhe enviarei email assim que tivermos outro evento agendado para pessoas com autismo.

Veja como foi o evento anterior para pais de autistas e também outros eventos Apple para pessoas com autismo no Brasil.

The app was not found in the store. 🙁

[texto atualizado em  22/11/2018, 23:10]

Apple Brasil faz workshop em SP para pais de autistas

No mês passado (18 de julho de 2018), a Apple realizou um workshop exclusivo para pais de pessoas com autismo, na loja do Morumbi Shopping, em São Paulo (SP). O evento faz parte da iniciativa “Today at Apple” da empresa, que traz oficinas e aulas gratuitas periodicamente.

Fui convidado a ministrar este workshop e ensinei como utilizar os recursos do iPad com crianças que estão no espectro do autismo. Nesse curso várias ideias de aplicativos para serem usados para diversos fins foram abordadas como: comunicação alternativa, alfabetização, histórias sociais e também para entretenimento, claro! Continue lendo “Apple Brasil faz workshop em SP para pais de autistas”

Apple celebra Dia da Acessibilidade com 2 eventos para crianças com autismo

Nos dias 11 e 17/maio/2018, a Apple Brasil realizou eventos especialmente para crianças com autismo na sua loja de São Paulo, que fica no Morumbi Shopping, para celebrar o Dia Mundial da Conscientização da Acessibilidade. O primeiro evento desse tipo no país aconteceu há seis meses, em novembro de 2017.

As sessões — lideradas pelo grupo de funcionários voluntários da empresa, os “volunteer champions“ — foram aulas de edição de música digital e vídeo em iPad Pro, além de um pouco de desenho e jogo (afinal ninguém é de ferro!). Para música foi usado também o Skoog, um equipamento que emite som os ser pressionado, que as crianças adoraram. O instrutor que liderou a sessão foi o criativo Gabriel Basilio, que conquistou as crianças com sua infinita paciência e extrema dedicação. Ao contrário das experiências anteriores (com a loja fechada exclusivamente para as crianças com autismo), desta vez o evento aconteceu com a loja aberta, em horário normal.

Continue lendo “Apple celebra Dia da Acessibilidade com 2 eventos para crianças com autismo”

Apple faz 1ª sessão para autistas no Brasil

A Apple Brasil realizou a primeira sessão especialmente dedicada a crianças com autismo no país. O evento foi no último domingo, 12 de novembro de 2017, na loja da empresa em São Paulo.

A sessão, que foi de desenho e pintura em iPads Pro, teve a participação do grupo de funcionários voluntários da empresa, os “volunteer champions“. As crianças soltaram sua criatividade usando a Apple Pencil (o lápis bluetooth da marca para interagir com o iPad Pro) e fizeram vários desenhos com os mais diversos temas nas telas dos iPads.

Este foi o primeiro evento da Apple voltado a pessoas com autismo no Brasil. A inspiração veio do Reino Unido, de uma loja da Apple no Oeste de Londres que, alguns meses atrás, atendeu ao pedido de uma mãe e fez uma sessão exclusiva para autistas. Os voluntários da Apple Brasil souberam de tal iniciativa e resolveram fazer a mesma ação inclusiva por aqui.

O instrutor da sessão foi o criativo Gabriel Basilio, que teve muita paciência e carinho com as crianças durante todo o evento. A médica Iara Brandão, neurologista infantil e genetisista da startup Tismoo, também participou como voluntária para dar um apoio profissional ao evento.

Continue lendo “Apple faz 1ª sessão para autistas no Brasil”