Apple celebra Dia da Acessibilidade com 2 eventos para crianças com autismo

Nos dias 11 e 17/maio/2018, a Apple Brasil realizou eventos especialmente para crianças com autismo na sua loja de São Paulo, que fica no Morumbi Shopping, para celebrar o Dia Mundial da Conscientização da Acessibilidade. O primeiro evento desse tipo no país aconteceu há seis meses, em novembro de 2017.

As sessões — lideradas pelo grupo de funcionários voluntários da empresa, os “volunteer champions“ — foram aulas de edição de música digital e vídeo em iPad Pro, além de um pouco de desenho e jogo (afinal ninguém é de ferro!). Para música foi usado também o Skoog, um equipamento que emite som os ser pressionado, que as crianças adoraram. O instrutor que liderou a sessão foi o criativo Gabriel Basilio, que conquistou as crianças com sua infinita paciência e extrema dedicação. Ao contrário das experiências anteriores (com a loja fechada exclusivamente para as crianças com autismo), desta vez o evento aconteceu com a loja aberta, em horário normal.

Com estes dois eventos, totalizaram-se cinco sessões da Apple voltado a pessoas com autismo no Brasil — além do primeiro evento (que foi realizado em São Paulo), aconteceram outros dois, na loja da Apple no Rio de Janeiro, que fica no shopping VillageMall. A inspiração veio do Reino Unido, quando uma loja da Apple no Oeste de Londres, em 2017, atendeu ao pedido de uma mãe e fez uma sessão exclusiva para autistas.

Futuro

A Apple pretende futuramente fazer mais sessões, como esta, para autistas — e assim abranger cada vez mais níveis do espectro do autismo a serem incluídos — conforme o programa de acessibilidade da empresa da maçã. A próxima sessão para autistas será dia 28/maio/2018 e interessados neste e em eventos futuros podem cadastrar-se no formulário que postei no link: https://goo.gl/forms/JLsQqspKiHxcoRp53 para serem informados sobre as próximas oportunidades.

MAIS INFORMAÇÕES

Cadastro de interessados para os próximos eventos: https://goo.gl/forms/JLsQqspKiHxcoRp53

Primeiro evento da Apple para autistas no Brasil: http://www.paivajunior.com.br/blog/apple-faz-1a-sessao-para-autistas-no-brasil/

Programa Apple Volunteer Champions: https://9to5mac.com/2015/03/16/apple-launching-volunteer-program-for-employees-to-help-local-communities/

Página da Apple sobre Acessibilidade: https://www.apple.com/br/accessibility/

Dia Mundial da Conscientização da Acessibilidade: http://globalaccessibilityawarenessday.org

2 respostas para “Apple celebra Dia da Acessibilidade com 2 eventos para crianças com autismo”

  1. Oi Paiva bom dia. Sou o pai do Bernardo. Gostaria de agradecer pela iniciativa do projeto e dizer que tirei fotos e vídeos que se você desejar posso enviar. Fica com Deus e um abraço.
    Ailton Bispo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *